Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Origem


A origem 

A Raça Yorkshire é originária do condado de York, na Inglaterra. Seu nome, a principio, era Terrier Escocês passando, pouco tempo depois, a Terrier Anão de Pêlo Longo e mais tarde, a Yorkshire Terrier. As primeiras referências a essa raça são encontradas em 1850 em Yorkshire.

Ela foi criada pôr operários que desejavam ter um cão pequeno mas que fosse um bom caçador de ratos, para combater esses roedores que, em grandes quantidades invadiam toda a região em que eles viviam e trabalhavam e, de acordo com as informações, parece que eles conseguiram.

Quanto a sua formação, no entanto, há muita controvérsia pois, realmente,ela não é conhecida, havendo uma série de teorias sobre esse assunto. 

Não há dúvidas, no entanto, de que vários foram os cães que concorreram para a formação do Yorkshire Terrier. Entre eles, temos o Paisley Terrier ou Clydesdale, uma raça já extinta, muito parecida com o Skye Terrier, de orelhas eretas e cuja pelagem era preto-azulada, sedosa e comprida, medindo de 12,5 a 15 cm de comprimento. Outro cão que entrou na formação do Yorkshire Terrier, foi o Broken-haired Scotch Terrier, cujo tipo possuía características diferentes como, pôr exemplo: pelagem macia, brilhante e preta-tan; pêlos revoltos cor de areia; pêlos ásperos, colocarão em geral branca suja, focinho curto e membros curtos e fortes.

Outra teoria é a de que o Yorkshire é o resultado do cruzamento entre o Skye, que é um Terrier inglês, o Black-and-Tan, o Dandie Dimmont e o Maltês. Alguns autores, no entanto, o consideram como originário dos cruzamentos do Terrier preto e castanho avermelhado de pêlo de arame, com um Skye Terrier de pêlo sedoso e depois com o Maltês. 

Foi apresentada pela primeira vez num show em Leeds, na Inglaterra, em 1861 e, no fim da época vitoriana, quando o Yorkshire começou a atingir a delicada aparência que tem atualmente, tornou-se o companheiro inseparável das senhoras da aristocracia e da alta burguesia. Originalmente, ele pesava de cinco a seis quilos; e só depois de um longo processo de seleção genética, que durou pelo menos vinte anos, é que pôde ser considerado como toy.

Da Escócia e da Inglaterra, a raça se difundiu pela Franca, Estados Unidos, Austrália e Japão. Foi introduzido no Brasil em 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário